Pedagogia: uma ferramenta de formação integral para a vida
DOI:
https://doi.org/10.62452/cktkrb85Palavras-chave:
Pedagogia, ramos da pedagogia, formação integralResumo
O objectivo principal deste trabalho é analisar as contribuições da Pedagogia para a formação integral para a vida no contexto de uma nova realidade. Foi desenvolvido um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica com o auxílio dos métodos histórico-lógico, analítico-sintético e hermenêutico. Entre as principais constatações está a proposta de uma pedagogia voltada para a formação de novas gerações de cidadãos integrais, cada vez mais competitivos, com habilidades, conhecimentos e habilidades úteis para a vida; Mas, sobretudo o ser humano, esta alternativa contempla a unificação dos diferentes ramos da pedagogia que, numa perspectiva holística, globalizam os diferentes campos do conhecimento, espaços de formação, processos substantivos do sistema educativo e a participação activa e empenhada de todos os alunos. Membros da comunidade educacional; ou seja, uma Pedagogia que reúna as diferentes dimensões da vida todas a partir do desenvolvimento integral do indivíduo.
Downloads
Referências
Colectivo de autores. (1999). Tendencias mundiales de la educación superior. Ministerio de Educación. Pueblo y Educación.
Cruz Ramírez, E. (2019). Las pequeñas cosas: Infancia. Ruiz Healy Times, https://ruizhealytimes.com/elizabeth/las-pequenas-cosas-infancia/
De Zubiría Samper, M. (2008). Los fines y el método de pedagogía conceptual, ABC de pedagogía Conceptual. Fondo de publicaciones Bernardo Herrera Merino Fundación Alberto Merani.
Espinoza Freire, E., Granda Ayabaca, D. M., & Ramírez López, J. A. (2020). Competencias profesionales de los docentes de educación básica. Machala. Didasc@ lia: Didáctica y Educación, 11(3), 132-148.
Fullat, O. (1992). Conceptos básicos de la pedagogía. Ediciones CEAC.
Gallardo Martínez, J. A., & Espinoza, E. (2018). Principio de la vinculación de la educación con la vida social y el trabajo. Maestro y Sociedad, 15(3), 481-487.
García González, E. (2014). Edgar Morín. La nueva realidad de la enseñanza. Biblioteca grandes educadores. Trillas.
Gualda Chambo, A. (2018). ¿Qué es la pedagogía Waldorf? Alternativas a la educación convencional. España. Revista digital Inesem, Educación y Sociedad. https://revistadigital.inesem.es/educacion-sociedad/pedagogia-waldorf/
Guamán Gómez, V. J., Espinoza Freire, E. E., & Herrera Martínez, L. (2020). Fundamentos psicológicos de la actividad pedagógica. Conrado, 16(73), 303-311.
Herrera Martínez, L., & Espinoza, E. E. (2020). La relación familia-escuela y el rendimiento escolar. Revista Científica Cultura, Comunicación y Desarrollo, 5(3), 16-20.
Labañino Pérez, L., Gell Labañino, A. & Vinent Mendo, M. B. (2019). Las representaciones sociales de la profesión docente en estudiantes del primer año de carreras pedagógicas. Sociedad & Tecnología, 2(1), 9-17.
Maturana, H. (2007). Transformación de la convivencia. Ediciones Noreste LTDA.
Mosquera, I. (2018), Las nuevas pedagogías se imponen al aprendizaje compartimentado. Revista Digital Unir. https://www.unir.net/educacion/revista/las-nuevas-pedagogias-se-imponen-al-aprendizaje-compartimentado/
Ojalvo Mitrany, V., & Curiel Peón, L. (2015). La formación integral del estudiante y la formación continua de los profesores en la Educación Superior cubana: el papel de la Responsabilidad Social Universitaria (RSU) en su consecución. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies (ECPS Journal), 1(12), 257-282.
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2014). Education Strategy 2014-2021. UNESCO.
Pérez, B., Montaño, M., González, C., & Torres, J. (2016). La formación integral, constructora de relaciones humanas. En, L. Castillo Pulido y R. Arias Campos (Editores) Formación integral: hallazgos de investigación y reflexiones para la docencia. Universidad de la Salle. (pp 33-43). Kimpres S.A.S.
Quintana Cabana, J. M. (1986). La profesionalización de la Pedagogía Social. Pedagogía Social: Revista Interuniversitaria, (1), 39-48.
Rivera Alvarado. M. (2020). ¿El fin de la escuela? La escuela ha muerto, viva la escuela. Tecnológico de Monterrey México D. F. Observatorio de Innovación Educativa. https://observatorio.tec.mx/edu-bits-blog/la-escuela-ha-muerto-viva-la-escuela
Sigüenza Coronel, A. B., Calle Vélez, L. M., & Iza Sarmiento, Y. L. (2021). Vinculación de la enseñanza con la vida. Sociedad & Tecnología, 4(S1), 91–105.
Solórzano Benítez, M. R., & de Armas Urquiza, R. (2019). La educación social y la pedagogía social en la educación de adultos: su contribución al desarrollo social/Social Education and Social Pedagogy in Adult Education: its Contribution to Social Development. Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 7(3), 231-244.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
© Podrá reproducirse, de forma parcial o total, el contenido de esta publicación, siempre que se haga de forma literal y se mencione la fuente.