O problema científico na Cultura Física, uma discussão necessária
DOI:
https://doi.org/10.62452/8wtx3037Palabras clave:
Problema científico, Cultura Física, atividade de pesquisaResumen
Uma abordagem da problemática científica da Cultura Física consegue-se com uma contextualização no desporto, a partir de um campo do conhecimento muito imerso na globalização da informação; o artigo pretende usar o desporto, como canal para a solução do problema a partir de uma visão transformadora do ambiente e/ou realidade do pesquisador. Isso leva à necessidade de um crescimento cultural do pesquisador em sua relação com o problema a ser resolvido. Partindo de um diagnóstico dessa realidade, canalizando o problema através de cada uma das suas fases, permitiu um processo de investigação para uma transformação teórico-prática da realidade da Cultura Física num determinado contexto. Entre os métodos implementados: dialética holística e modelagem.
Descargas
Referencias
Burgo Bencomo, O. B., León González, J. L., Cáceres Mesa, M. L., Pérez Maya, C. J., & Espinoza Freire, E. E. (2019). Algunas reflexiones sobre investigación e intervención educativa. Revista Cubana de Medicina Militar, 48(2).
Calva Nagua, D. X., Granda Ayabaca, A. N., & Daquilema Cuásquer, B. A. (2018). La ciencia como medio para alcanzar el conocimiento científico. Sociedad & Tecnología, 1(1), 38-48.
Cruz Cruz, E. M. (2018). Formulação do problema, aspecto essencial para o sucesso da pesquisa científica. Dr. Zoilo E. Marinelo Vidaurreta, 43 (6).
De Quesada Varona, M., Nápoles Gómez, T., Morrero Gorra, S., & Morejón de Quesada, J. C. (2020). La labor educativa de los docentes del año en la formación del profesional de Cultura Física. Sociedad & Tecnología, 3(1), 18–23.
Espinoza Freire, E. E. (2018). El problema de investigación. Conrado, 14(64), 22-32.
Espinoza Freire, E. E. (2020). La investigación formativa. Una reflexión teórica. Conrado, 16(74), 45-53.
Estévez, M. C., Arroyo, M., & González, C. (2004). Pesquisa Científica em Atividade Física: sua Metodologia. Esportes.
Fuentes González, H. C. (2009). A concepção científica holística configuracional: uma alternativa na construção do conhecimento científico, aprimoramento na formação de profissionais do ensino superior na contemporaneidade. (Tese opcional para o grau de Doutor em Ciências). Instituto Superior Pedagógico Frank Pais.
Guamán Gómez, V. J., Espinoza Freire, E. E., Herrera Martínez, L., & Herrera Ochoa, E. (2019). Reflexiones acerca de la investigación social en la Carrera en Educación del Ecuador. Revista Universidad y Sociedad, 11(5), 437-446.
Guamán Gómez, V. J., Herrera Martínez, L., & Espinoza Freire, E. E. (2020). Las competencias investigativas como imperativo para la formación de conocimientos en la universidad actual. Conrado, 16(72), 83-88.
Guamán Gómez, V. J., Herrera Martínez, L., & Espinoza, E. (2021). La investigación y la formación de estudiantes de la carrera de Docencia en Educación Básica, Universidad Técnica de Machala. Conrado, 17(79), 55-61.
Hernández Simón, L., Frómeta Moreira, N., Caballero Riera, L. O., & León Reyes, B. B. (2020). El desempeño profesional pedagógico de los entrenadores de levantamiento de pesas con adolescentes limitados físicos motores. Sociedad & Tecnología, 3(1), 10–18.
Ivanovich, G. R. (1990). Métodos de pesquisa científica. Ciências Sociais.
Mendoza Tauler, L., & Leyva Figueredo, P. (2020). Formação integral de alunos: desafios da atividade investigativa. Opuntia Brava, 12 (1), 326-337.
Monzón Pérez, M. E., Sánches Ferran, T., & Oviedo Herrera, L. C. (2018). O problema científico em artigos de resultados de pesquisas originais, publicados em revistas biomédicas cubanas. Havana Journal of Medical Sciences, 12.
Reascos Landin, P. E., & Granda Ayabaca, A. N. (2020). Factores potenciadores de valores cívicos, patrióticos e interculturales en la enseñanza básica. Sociedad & Tecnología, 3(2), 42–50.
Siguenza Coronel, A. B., Calle Velez, L. M., & Iza Sarmiento, Y. L. (2021). Vinculación de la enseñanza con la vida. Sociedad & Tecnología, 4(S1), 91–105.
Torres-Luque, G., Carpio, E., Sánchez, A. L., & Sánchez, M. L. Z. (2014). Niveles de condición física de escolares de educación primaria en relación a su nivel de actividad física y al género. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (25), 17-22.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
© Podrá reproducirse, de forma parcial o total, el contenido de esta publicación, siempre que se haga de forma literal y se mencione la fuente.